Temos equipes em todas as cidades
do estado de São Paulo.

Caça Vazamentos: Como evitar vazamentos de Água em instalações Hidráulicas

caca-vazamento-de-agua[1]

Cada instalação hidráulica de uma casa ou edifício é diferente devido a diferentes fatores, bem como aos materiais utilizados nos canos, seu tamanho, a estrutura do imóvel, localização e etc.

Portanto, todos esses elementos podem causar em algum momento problemas de vazamentos e entupimentos de água e esgoto. Tubos e drenos podem ter diferentes tipos de complicações se forem negligenciados não só pelo mau uso, mas também por não seguirmos a manutenção adequada.

Práticas regulares, como jogar comida, óleo e gordura na pia, jogar lixo ou uma quantidade abundante de papel no vaso sanitário, têm consequências na rede de tubulações e isso acaba se tornando uma despesa.

vazamentos e entupimentos de água e esgoto

O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR VAZAMENTOS

A presença de umidade e vazamento pode tornar a reforma da casa uma tarefa dispendiosa e inevitável. Sabemos que a manutenção da casa não se limita somente a realizar os reparos pertinentes quando o problema ocorre. É preciso recorrer a serviços de detecção de vazamentos de água em encanamentos através de diferentes maneiras, seja fazendo isso sozinho ou contratando uma empresa especializada.

A manutenção é fundamental para evitar qualquer avaria ou imprevisto. Em resumo, estas são algumas boas práticas e costumes que todos nós podemos seguir para evitar vazamentos de água em casa.

Use filtros para ralos

Água voltando pelo ralo é um caso comum de entupimento e vazamento. Para evitar isso, use filtros para ralos de pia de cozinha, de banheiro e chuveiro para evitar que os cabelos, sujidades, espuma de sabão e outros sólidos entrem no ralo e acabem entupindo o cano. Isso acontece com muita frequência e, com o decorrer do tempo, pode causar desde vazamentos, menos passagem de fluxo de água e esgoto até o entupimento e dificuldade de todo o escoamento de água.

Nunca despeje óleo e gordura pelo ralo

Nunca despeje óleo e gordura pelo ralo da pia, se você estiver na cozinha lavando as suas panelas cheias de gordura e óleo, lembre-se de remover e armazenar o excesso de óleo primeiro para fazer o descarte correto do óleo de cozinha. Depois disso, limpe cuidadosamente o excesso restante com um papel toalha antes de lavar.

Porque precisamos desse cuidado? Está presente no encanamento das residências um equipamento chamado de caixa de gordura, um importante acessório do sistema hidráulico que armazena gordura proveniente das pias, instalada na saída da pia da cozinha, retém esse tipo de resíduo que comumente é descartado.

Normalmente, a caixa de gordura é fabricada em plástico PVC ou construida em concreto. Fazer o descarte errado de óleo usado na pia provocará o entupimento dos encanamentos e da caixa de gordura. Caso isso aconteça, poderá ser preciso fazer um processo difícil de desentupimento nos encanamento e na caixa de gordura.

Nunca derrame produtos abrasivos em ralos

Nunca faça o descarte de produtos abrasivos como tintas ou diluentes de tinta por um ralo. Quando precisar descartar esses produtos químicos, você precisará seguir alguns cuidados para evitar de contaminar o solo, águas subterrâneas ou lençol freático. Não só isso, alguns desses produtos podem ser bastante corrosivos e também podem acabar danificando toda a instalação hidráulica da casa.

Já para tintas à base de água, você pode lavar as ferramentas utilizadas com água e, em seguida, com água e sabão para tirar a sujeira incrustada. Se existe esgoto tratado, é possível fazer o descarte da água utilizada durante a lavagem das ferramentas em ralos, vasos sanitários, tanques ou drenos. Assim, a água suja ira diretamente para a rede de esgotos da sua cidade, evitando de sujar a águas dos rios, córregos e afluentes.

Limpe todas as pias e ralos regularmente

É preciso remover o acúmulo de sujeira presente no ralo e na pia sempre que a sujeira se tornar visível. Isso evita que a sujidade se instale e se torne impregnada.

Faça um limpeza nos ralos e canos

Uma vez por semana, você pode adotar uma rotina de limpeza semanal ou despejar água quente pelos ralos para derreter e empurrar a gordura acumulada para fora. Se você deseja potencializar a limpeza, também pode misturar vinagre e bicarbonato em partes iguais para desentupir os canos. Fazendo isso e, caso os canos não estejam severamente entupidos, todo o sistema hidráulico ira funcionar melhor com o tempo.

Sistemas avançados de detecção de vazamentos e entupimentos

Caso nada disso funcione, ainda pode recorrer a sistemas avançados de detecção de vazamentos e entupimentos. No entanto, isso depende de equipamentos e manuseio especializado, sendo necessário contratar uma empresa de detecção de vazamento de sua confiança.

Em muitos casos de entupimento de canos, a observação pode ser feita de forma direta por meio de micro câmeras de TV, sendo um procedimento suficiente para detectar anomalias no sistema hidraulico. Em outros casos, é necessário usar equipamentos de detecção avançados como correlacionadores de ruídos, geofone para detecção de vazamento de água ou sistemas de gás marcador para realizar testes de pressão e estanqueidade.

TESTE CASEIRO DE VAZAMENTO DE ÁGUA

Você sabe da existência de um vazamento de água, mas não a sua localização? Feche as torneiras de água e verifique se ainda sai água das torneiras. Se existe goteiras, neste caso, devemos chamar um profissional para reparar o vazamento ou consertar a torneira pingando sozinho. No entanto, antes de qualquer manutenção, certifique-se sempre de saber onde o registro de água se encontra porque você deve ser capaz de fechá-lo em uma emergência.

Se você ouvir constantemente um barulho de água, é aconselhável descobrir de onde ele vem, para que em caso de vazamento, possa ser consertado. É bom deixar todas as torneiras da casa fechadas e observar o hidrômetro para encontrar vazamentos. Depois de fechar todas as torneiras e não usar a água, caso o contador se mover, isso significa que temos um vazamento interno na instalação. Caso contrário, não há perigo de vazamento.

Vazamento de Água

FAÇA A MANUTENÇÃO HIDRÁULICA RESIDENCIAL

Não há como deixar de fazer isso porque todas as instalações residenciais precisam de manutenções em intervalos regulares de tempo. Assim, com as instalações hidráulicas não é diferente. Dependendo dos materiais utilizados, o tempo médio de manutenção e até substituição de componentes pode variar bastante. No entanto, se o projeto foi elaborado da forma correta, isso não costuma variar muito e existem casos de que a manutenção só foi necessária depois de 20 anos de uso contínuo. Quanto mais antiga for a instalação hidráulica, maior a chance de ela necessitar de reparos porque os componentes da época não eram tão resistentes como são agora.

TIPOS DE MANUTENÇÃO

Existem diferentes tipos de manutenções para evitar transtornos desnecessários e as manutenções anuais são as melhores para evitar aborrecimentos futuros. Ao fazer a vistoria, podemos agir rapidamente ao realizar pequenos reparos e trocas de componentes que poderiam causar vazamentos futuros:

Manutenção Preventiva

manutenção preventiva pode ser realizada sempre que for conveniente para o proprietário, sendo também o tipo de manutenção mais indicada. A manutenção pode ser realizada mesmo quando não ainda não existe danos hidráulicos aparentes porque serve justamente para evitar que isso aconteça.

Preditiva

As técnicas de manutenção preditiva são elaboradas para ajudar a determinar a condição do sistema hidráulico em uso, a fim de prever quando a manutenção deve ser realizada. Essa abordagem pode proporcionar mais economia de custos e tempo em relação à manutenção preventiva de rotina ou baseada em tempo, porque as tarefas são executadas somente quando justificadas.

Corretiva

Tipo de manutenção hidráulica mais custosa e demorada, a manutenção corretiva é uma tarefa de manutenção realizada para identificar, isolar e corrigir uma falha no encanamento, de modo que a falha possa ser restaurada para a condição de uso apropriada.

PASSOS PARA EVITAR INCIDENTES NOS CANOS

Detectar e parar vazamentos e entupimentos de água é lidar com um problema que pode ter duas causas diferentes. Primeiro de tudo, você deve ter cuidado com o que vai pelo ralo. Em segundo lugar, é necessário tomar medidas regulares e ser constante em boa manutenção para eliminar pequenas goteiras que inevitavelmente se formam em qualquer vazamento. Confira as dicas para evitar vazamentos de água em casa:

  • Aparelhos e eletrodomésticos – ás vezes, encontrar vazamentos de água nos aparelhos e eletrodomésticos que utilizam água não é fácil, porque a água se acumula sob eles. Se você perceber que há saliências, umidade, incrustações de calcário ou ao longo das tubulações de fornecimento de água, provavelmente há vazamento de água.
  • Manutenção periódica – a maneira mais simples de evitar incidentes nos canos é fazendo a manutenção periódica. Embora alguns dos problemas de vazamentos de canos escondidos em paredes seja difícil de detectar, alguns sinas são apresentados assim que o problema acontece, como manchas de mofo, barulho de água correndo e umidade.
  • Vazamentos de água no banheiro – o vazamento no banheiro é um dos problemas mais comuns em nível doméstico e, infelizmente, é um problema que afeta a todos os proprietários e inquilinos. Existem algumas técnicas para detectar vazamentos no banheiro. Se fizermos isso pelo menos uma vez por mês, evitaremos perder grandes quantidades de água potável, proporcionando mais economia também.
  • Telhados e coberturas – para evitar goteiras em telhados e lajes, precisamos fazer a correta impermeabilização da cobertura. No entanto, só isso não resolve o problema de goteiras e infiltrações. De vez em quando, você também precisa fazer a manutenção de todo o telhado, assim como em todo o sistema de escoamento de águas pluviais como calhas e rufos.

Processo de Caça Vazamento de Água

Após a autorização para o procedimento, tendo em mãos qual o problema e o que esta acontecendo para que o esgoto, pia, ralo, coluna ou tubulações estejam entupidos, nossos técnicos irão realizar o serviço contratado pelo cliente, que pode ser uma das opções abaixo.

Ligue agora e agenda uma visita para Caça Vazamento de Água:  (11) 5523-5767 | (11) 91007-3343 ou peça um orçamento online aqui

compartilhe

WhatsApp
Pinterest
Facebook
Twitter

Precisa de mais de um serviço?

Quer economizar na contratação? Entre em contato conosco e conheça nossos Combos!

Valores com desconto, pagamentos facilitados e a qualidade excepcional de sempre!

Siga nossas Redes Sociais

Contato no Whatsapp:

Antes de iniciarmos a conversa, por favor, informe alguns dados:

NÓS TE LIGAMOS!

NÃO PRECISA GASTAR CRÉDITOS!

Informe seu telefone que entraremos em contato com você em até 5 minutos.

Você já é a 13ª pessoa a solicitar uma ligação hoje.

Vamos Conversar pelo Whatsapp?